Notícia

Fake news: leia a entrevista que fizemos com Elienay Hemerson!

Professor de matemática em duas escolas, Elienay Hemerson expressa seu ponto de vista sobre o tema “fake news”.

ENTREVISTADOR:Qual a sua opinião sobre ´´fake news´­­?

ELIENAY: Fake news” são coisas muito legais que atrapalham a vida da gente.

ENTREVISTADOR:Como você acha que as ´´fake news´´ influenciam a vida das pessoas?

ELIENAY: Infelizmente, a maioria das pessoas não procuram uma fonte correta. Isso faz com que gerem opiniões erradas sobre uma pessoa, um determinado produto ou uma marca, causando prejuízos financeiros para todos os envolvidos

ENTREVISTADOR: Em período eleitoral, é comum políticos serem alvos de ´´fake news´´. Quais medidas você acha que podem ser tomadas?

ELIENAY: Toda vez que você for compartilhar uma notícia ou uma informação, deverá ser certificada de que é verdadeira. Acredito que deveria ser criado uma espécie de selo para que houvesse esse controle.

ENTREVISTADOR: Como as ´´fake news´´ interferem de forma negativa na sociedade?

ELIENAY: Acredito que, completando a segunda pergunta, as “fakenews” geram transtornos e prejuízos de vários sentidos, principalmente sociais e financeiros­, como, por exemplo, em canais de comunicação. A partir do momento em que esse meio divulga algo falso, a população deixa de acreditar nele e diminui sua audiência. Além disso gera também intrigas familiares e com amigos, uma vez que ambos falam coisas opostas, sem saber em qual das partes a verdade está presente. Acabam terminando os laços por motivos de mentira.

ENTREVISTADOR:Você acha que as “fakenews” influenciam de alguma forma positiva?

ELIENAY: Como tudo de ruim que acontece na nossa vida, isso também serve de aprendizado. O único lado “positivo” é: “olha, eu errei e não devo errar de novo”.

ENTREVISTADOR:Acredita que seja importante a discussão sobre as falsas notícias que são divulgadas? Por quê?

ELIENAY: Com certeza.É importante conversar, pois assim criamos mecanismos para evitar conflitos. Tratando-se do tema, estaremos evoluindo no assunto e gerando inteligência e conteúdo sobre.

ENTREVISTADOR: Como as “fakenews” ganham visibilidade nos dias atuais?

ELIENAY: Nas redes sociais, principalmente, por ser (SIC) um meio onde a maioria tem acesso. Isso faz com que ela se dissemine mais rápido.