Notícia

Carta aberta aos pais e Responsáveis

Espera Feliz, Julho de 2020

Olá pais!

Estamos há quatro meses vivendo uma época fora do padrão, uma excepcionalidade na qual estamos aprendendo a viver dia a dia a partir de cada experiência, assim como estamos nos apropriando de novos conhecimentos, de novas técnicas e metodologias, buscando utilizá-las da maneira mais eficiente possível em prol da aprendizagem de nossos alunos.

Estamos todos, cada um em sua área de atuação, enquanto profissionais, alunos e pais, nos empenhando mais, trabalhando mais e também aprendo formas diferentes de viver cada dia, pois a pandemia nos envolveu e trouxe grandes desafios:

O primeiro grande desafio foi mergulhar no mundo on-line. Esse “mergulho” aconteceu do dia para noite no Ensino Remoto, e, embora sem saber muito bem como fazê-lo no início, para reduzir os impactos negativos na aprendizagem de nossos alunos, nos preparamos – e muito – para atendermos a todos os níveis, sem exceção, de acordo com cada necessidade! O ensino presencial realmente é insubstituível, mas tivemos grandes aprendizagens com a chegada do on-line e acredito que muita coisa boa ficará.

Nesses 4 meses de isolamento social e com a necessidade dessa remodelação do ensino, o apoio das famílias, não como professores, mas como “possibilitadores do processo do ensino-aprendizagem”  que zelam pela organização do espaço, que promovem uma rotina propícia para o bem-estar e que incentivam e valorizam um ambiente de estudo diário dos filhos, se faz extremamente importante. E, o que temos vivenciado até agora, é um envolvimento grandioso do núcleo familiar que, mais do que nunca, consolidou-se como parceiro da escola. 

Essa parceria acontece também quando a família acompanha, bem de perto, a nossa busca, enquanto instituição de ensino, por subsídios teóricos para uma melhor adequação ao formato do estudo digital. Essa cooperação tem trazido segurança e esperança, pois é notório que muito conhecimento significativo está sendo gerado graças ao empenho de todos. E esse novo modelo proporciona o advento de um processo novo de ensino, de modo que o “ser ativo” está ligado diretamente na construção ativa e participativa, que favorece a autonomia do aluno por meio de metodologias práticas e com a ajuda das tecnologias digitais, como nos solicita a BNCC. Ou seja, a palavra de ordem é “reaprender a reaprender”. Reaprender o tempo inteiro a fazer um novo modelo de escola, mais dinâmico, moderno, efetivo, ativo, participativo! 

Um outro desafio está relacionado ao retorno das aulas presenciais, que não será dentro daquilo que escolheremos, mas sim mediante às orientações dos órgãos competentes. Há especulações para o retorno ainda neste semestre, como apresentou o Governador Zema, no dia 17 de julho. E nós, enquanto escola, temos anseio em retornar ao presencial, em nome da saúde social e principalmente da emocional. É muito claro para nós que as aprendizagens estão sendo solidificadas, mas também sabemos que nada substitui o presencial. Enquanto seres sociais, necessitamos das trocas, dos encontros, das partilhas, porém, todas as ações que são/forem tomadas, relacionadas ao nosso retorno ao espaço físico do colégio, serão respaldadas e salvaguardadas por orientações técnicas demandadas pelos referidos órgãos.   

São muitos desafios enfrentados nesse nosso “novo” dia a dia e estamos nos adequando, dentro do possível, e até com maestria, às grandes mudanças vivenciadas. Temos nos desdobrado para manter a saúde do Portal para que, no retorno, ele esteja inteiro e com a qualidade de sempre para receber os nossos alunos. 

Somos gratos aos pais, que continuam acreditando e caminhando conosco, cada um do seu modo, buscando o melhor e com o olhar focado no individual, na adaptação e na aprendizagem do filho (a), sem perder de vista o coletivo.

Juntos, sairemos todos mais sábios e fortalecidos.

Até breve!

 

Colégio “Portal do Saber”